Herrar e umano

erros

Ce eu comesar a escrevre erado vosse ira presstar mais atensao nos erros granatikais do testo do que no acunto propriamente excrito, pois para a maioria, o inportande e excrever serto.

A beleza na simplicidade do erro, do remendo, do improviso não é notado pelos perfeccionista de plantão, mas os erros, por outro lado, é notado, anotado, corrigido e criticado. Não se aceitam erros em programas de TV, em rádios, em palestra, em cultos de igreja, nas roupas que usamos, nos textos que escrevemos e por ai vai.

Admitir erros não é ensinado nas escolas, nas famílias, nas igrejas, e nem em nenhum outro lugar. Todos só te ensinam a ser o mais perfeito possível. Te ensinam ate a admitir o erro do próximo, mas não te ensinam a ver o essencial do que esta sendo feito, ou dito e não apenas o erro.

Hoje estava ouvindo uma rádio evangélica, que com certeza é uma das rádios de pessoas despreparadas, mais humildes, mas com muita vontade de que aconteça o programa. Então pude perceber vários erros, pois a programa era ao vivo e ouvindo a radio e analisando a minha analise do que era certo e errado,  também pude perceber como havia beleza na simplicidade, na autenticidade, na espontaneidade da apresentadora.

Quando vejo as pessoas fazendo erros, penso que não precisamos ser perfeito nem gastar a vida toda buscando a perfeição, a perfeita foto, a perfeita roupa ou o perfeito sapato para poder ser quem somos.

Conversando com as pessoas de onde moro, uma vila de pescadores, percebo muitos erros de fala, da forma como pensam em relação a determinados assuntos, mas posso ver a beleza na simplicidade e humildade desse povo. A beleza em ser quem são, a beleza em não buscar uma perfeição para atender a uma expectativa da sociedade. Eles apenas vivem a vida deles.

Nos somos treinados para não aceitar os erros, os defeitos, esconder a sujeira debaixo do tapete, e com essa forma de ensino, nos tirou a sensibilidade de achar engraçado sem esta menosprezado o que comete o erro. Não conseguimos achar belo a forma errada da pronuncia das palavras erradas. Em ver um chinelo trocado nos pés de uma criança, ouvir uma palavra fora de contexto para tentar impressionar e por ai vai.

Quando eu escrevi meu primeiro livro, lembro de umas pessoas que leram o livro e vieram a mim comentar e as únicas coisas observadas no livro por alguns deles foram: EU achei vários erros de português no seu livro. Não comentaram nada sobre o conteúdo, mas vieram muito animado para me dar a nota deles quanto aos erros de português.

Viver em meio a pessoas simples e humilde, tem me ensinado a olhar a vida com olhos menos critico, a crer que não precisamos ser perfeitos o tempo todo, não temos que ter sempre os cabelos penteados, não precisa usar camisa o tempo todo, podemos andar descalços nas ruas e isso não ira nos fazer um mendigo, mas apenas viver uma vida de forma simples.

Em um mundo de hollywood, de TV Globo, Coaching, Mastermind, Mastercoach e por ai vai, tentando te impor quem você tem que ser, como tem que se comportar, como deve agir, fica difícil ser livre, pois estaremos sempre debaixo de um julgo pesado de olhares críticos, caçadores de pelo em ovo, para te diminuir pelo seu erro, pela sua falta de conhecimento.

Eu não quer viver essa ditadura da beleza, do conhecimento, do dinheiro, do fama, da perfeição. Eu apenas quero ser eu, como gosto de ser, como consigo ser, com acertos, com erros, com tentativas frustradas, com decisões erradas, mas sendo EU e não você.

Joberson Lopes, Abreu do Una em 06 de marco de 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: